Equipe Força Tarefa Unicamp contra a Covid-19

Ana Maria Frattini Fileti

Professora da Faculdade de Engenharia Química, trabalha com Controle de Processos experimental, atuando principalmente em redes neurais artificiais e controle preditivo multivariável. Na Força Tarefa, atua na frente de Tecnológicas na investigação de padrões e cruzamento de variáveis que possam auxiliar no estudo da evolução da Covid-19. Exploramos o cruzamento de dados a partir de informações fornecidas por equipe especializada do HC.


Alessandro S. Farias

Professor do Instituto de Biologia. Chefe do Departamento de Genética, Evolução, microbiologia e imunologia. Trabalha com resposta autoimune. Na Força Tarefa, coordena a frente de diagnóstico. Em paralelo, desenvolve pesquisa para avaliar o perfil leucocitário durante a evolução clínica da COVID-19 através de citometria de fluxo de alta dimensão.


Anderson Rocha

Professor do Instituto de Computação, trabalha com Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina para auxiliar na resolução de diferentes problemas. Na Força Tarefa, atua na frente de Exatas e Tecnológicas na investigação de padrões e moléculas que possam auxiliar na identificação precoce e evolução da Covid-19. Exploramos padrões a partir de espectrometria de massas de amostras de sangue, suor e saliva de pacientes, uma área conhecida como metabolômica.


André Vieira

Professor do Instituto de Biologia, trabalha com Neurociências. Na Força Tarefa coordena a frente de pesquisa e desenvolvimento e desenvolve protocolos utilizando reagentes e insumos disponíveis no Brasil para realização do diagnóstico por PCR.


Benilton Carvalho

Professor do Departamento de Estatística do IMECC. Sua pesquisa é interdisciplinar, trafegando da modelagem estatística de eventos biológicos, passando por sua implementação computacional, até a sua aplicação na área médica. Na Força Tarefa, busca esta mesma transversalidade por meio da modelagem preditiva de eventos associados ao combate da COVID-19 (casos, óbitos, leitos e EPIs) e da caracterização molecular do vírus com o emprego de técnicas de bioinformática.


Daniel Martins de Souza

Professor de Bioquímica do Instituto de Biologia e Coordenador do Laboratório de Neurproteômica. Na Força Tarefa está a frente de captação de recursos e atua na frente de pesquisa. Desenvolve estudos pra compreender as bases moleculares e o papel dos fatores de risco na infecção por SARS-CoV-2 em modelos pré-clínicos.


Henrique Marques Souza

Professor do Instituto de Biologia, estuda o funcionamento das células e aplica uma técnica chamada Silenciamento Gênico como uma ferramenta biotecnológica. Na Força Tarefa coordena a frente de comunicação e divulgação e desenvolve pesquisa visando aplicar o silenciamento gênico como uma forma de tratamento à Covid-19.


Hosana G. Rodrigues

Docente da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp. Seu grupo pesquisa a relação entre nutrientes e reparo tecidual durante o desenvolvimento do diabetes. Na Força Tarefa, faz parte da equipe de pesquisa básica que tem por objetivo entender como o diabetes afeta o prognostico da COVID-19.


José Luiz Proença Módena

Professor do Instituto de Biologia. Coordenador do Laboratório de Estudos de Vírus Emergentes (LEVE). Trabalha na elucidação de fatores associados a doenças causadas por vírus. Na Força Tarefa, atua na frente de diagnóstico e na busca de medicamentos para tratar os casos graves. Em paralelo, desenvolve pesquisa para avaliar qual impacto dos variantes virais e da produção de mediadores inflamatórios para a progressão clínica da Covid-19 por metodologias de sequenciamento de nova geração e imunoensaios multiparametricos (Luminex).


Leonardo Abdala Elias

Professor da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação. Coordenador do Centro de Engenharia Biomédica (CEB) e do Laboratório de Pesquisa em Neuroengenharia (NER Lab). Suas pesquisas são focadas no controle neural do movimento humano, onde são usadas abordagens experimentais (com seres humanos) e modelagem/simulação computacionais. Na Força Tarefa, atua na coordenação da frente de manutenção e reparo de equipamentos médico-hospitalares, além de apoiar a frente de impressão 3D e biofabricação. Temos atuado também na articulação com diferentes atores externos à Universidade (agências de fomento, órgãos governamentais, institutos de pesquisa e empresas) tanto para a captação de recursos quanto para fornecer informações técnicas relevantes sobre os equipamentos médicos críticos utilizados no tratamento e monitoração de pacientes com a COVID-19.


Luiz Carlos Dias

Professor Titular do Instituto de Química. Trabalha em colaboração com duas organizações internacionais sem fins lucrativos que estão salvando milhões de vidas em países pobres, a Medicines for Malaria Venture (MMV) e a Drugs for Neglected Diseases initiative (DNDi). Seu objetivo é desenvolver novos medicamentos para o tratamento de doenças parasitárias tropicais, como a malária, doença de Chagas e leishmaniose. Na Força Tarefa, está disponibilizando cerca de 1800 compostos de seu laboratório, preparados nas parcerias com MMV e DNDi para ensaios pré-clínicos in vitro e in vivo, além da pathogen box da MMV, com mais 400 compostos e auxiliando no acesso a bibliotecas de fármacos para reposicionamento. Na frente de articulação, atua como ponte entre a Unicamp e a DNDi e a MMV e auxiliando a DNDi no lançamento e articulação da COVID-19 Clinical Research Coalition, com objetivo de levar os novos tratamentos, vacinas, EPIs, a todas as populações vulneráveis de países pobres neste planeta, incluindo a Unicamp como signatária!


Marcelo A. Mori

Professor do Instituto de Biologia. Chefe do Departamento de Bioquímica e Biologia Tecidual e Coordenador de Pesquisa do IB. Trabalha com biologia do envelhecimento e metabolismo. É coordenador da Força Tarefa Unicamp contra a COVID-19. Em paralelo, desenvolve pesquisa para avaliar os motivos pelos quais idosos são mais suscetíveis à COVID-19.


Marcelo Menossi

Sua paixão é a biotecnologia de plantas, buscando aumentar a produtividade em condições de estresse por seca. É professor do Instituto de Biologia e coordena a frente de captação de recursos na Força-Tarefa, além de contribuir em projeto visando desenvolver kits de diagnóstico que usam insumos produzidos no mercado nacional.


Marco Aurélio Ramirez Vinolo

Professor do Instituto de Biologia. Departamento de Genética, Evolução, microbiologia e imunologia. Trabalha com interação microbiota-hospedeiro. Na Força Tarefa coordena, juntamente com o prof. Pedro Vieira, a frente de pesquisa básica. Seu objetivo é prover modelos experimentais para entender como doenças e fatores ambientais influenciam no desenvolvimento da infecção por SARS-CoV-2 e testar potenciais fármaco para tratamento dessa patologia.


Marisa Beppu

Professora da Faculdade de Engenharia Química, trabalha com Biomateriais. Na Força Tarefa coordeno a frente da Força Tarefa das Tecnológicas e apoia o grupo de EPIs, inativação e de diagnóstico rápido (robôs de pipetagem) do Covid-19.


Mathias M Pires

Professor e pesquisador no Departamento de Biologia Animal (IB/Unicamp) e coordenador do Laboratorio de Estrutura e Dinamica da Diversidade (LEDDIV). Atua na frente de Modelos e Epidemiologa da Força Tarefa e vem desenvolvendo modelos com base na teoria de redes de interação para compreender a propapagação da doença e projetar diferentes cenários de intervenções para mitigar seu impacto.


Melissa Vieira

Professora da Faculdade de Engenharia Química, atua na força- tarefa Covid-19 da Unicamp na Frente Tecnológica na área de Comunicação e Divulgação, em especial de Chamadas e Editais nacionais e internacionais abertos de financiamento a projetos que apoiem a redução do impacto do COVID19 na sociedade.


Pedro Moraes Vieira

Professor do Instituto de Biologia. Coordenador do Laboratório de Imunometabolismo. Na Força Tarefa coordena a frente de pesquisa básica. Desenvolve estudos sobre fatores de risco associados à maior gravidade a COVID-19 e também no mapeamento de vias metabólicas necessárias para a resposta anti-SARS-CoV-2.


Sávio Vianna

Professor da Faculdade de Engenharia Química, trabalha com modelagem numérica de escoamento turbulento reativo, mais especificamente com fluidodinâmica computacional aplicada à geometrias complexas. Na Força Tarefa, atua na frente de Tecnológicas no desenvolvimento de modelagem numérica de escoamento de fluido no trato respiratório superior. Investigamos os campos de pressão e velocidade desde a traquéia até as primeiras gerações do sistema respiratório devido às condições de operação dos respiradores mecânicos no tratamento da Síndrome do Desconforto Respiratório Aagudo (SDRA) devido ao Covid-19. O estudo tem como finalidade evitar complicações médicas, tais como o barotrauma pulmonar. Contamos com a colaboração do departamento de engenharia mecânica da Universidade de Chipre.

Compartilhar: